Usinas de etanol: qual a importância para o desenvolvimento da economia verde?

Você pensa em começar a investir em sustentabilidade? Confira qual é a importância das usinas de etanol para o desenvolvimento da economia verde!

thumb

Com dias cada vez mais quentes, diversos líderes globais voltam a discutir soluções para frear o aquecimento do planeta. Desde a Revolução Industrial, no século XVIII, o uso de combustíveis fósseis aumentou demasiadamente as emissões de GEE (gases de efeito estufa).

Para reverter o cenário, o Brasil tem investido na produção e no uso do biocombustível, gerado nas usinas de etanol. Ele é capaz de substituir a gasolina como combustível em veículos, sendo uma alternativa sustentável para um dos setores mais poluentes da atualidade.

Se você se interessa pelo assunto, prossiga com a leitura deste artigo para entender melhor a importância das usinas de etanol no desenvolvimento de uma economia verde. 

Boa leitura!

Quais são as principais causas do aquecimento global?

As principais causas do aquecimento global estão diretamente relacionadas às atividades humanas que aumentam a concentração de gases de efeito estufa na atmosfera. Elas englobam a queima de combustíveis fósseis, o agronegócio, a produção industrial e o desmatamento, entre outras.

Segundo dados do Observatório Mauna Loa, localizado no Havaí, as emissões de CO2 (dióxido de carbono) em um período de 5 anos aumentaram expressivamente. Em 2024, foram detectadas mais de 426 ppm (partes por milhão — o número de moléculas do gás a cada milhão de moléculas de ar). 

Observe a evolução no gráfico:

O gráfico apresenta médias mensais de CO2, com linhas vermelhas indicando os valores centrais de cada mês e linhas pretas ajustadas para o ciclo sazonal. As barras verticais representam a incerteza mensal, refletindo a variabilidade da quantidade do gás em diferentes climas.

Uma presença maior de CO2 na atmosfera eleva a retenção de calor, o que, consequentemente, resulta no aumento da temperatura média global. O fenômeno pode trazer mudanças climáticas severas, como elevação dos níveis dos oceanos e redução de espécies de animais e plantas.

Qual é a importância das usinas de etanol nesse cenário?

Sabendo que os níveis de emissão de GEE estão aumentando e prejudicando o meio ambiente, pode surgir a dúvida sobre a importância das usinas de etanol nesse cenário. Destaca-se que grande parte da poluição provém do uso de combustíveis fósseis no setor do transporte.

Isso é o que revelam os dados do SEEG (Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa), com os setores que mais emitiram CO2 no Brasil, em 2022, confira:

Logo, buscar soluções sustentáveis para o setor que mais polui é o que se espera de uma nação que deseja contribuir para a preservação do planeta. É exatamente isso que o Brasil faz desde 1975, quando surgiu o Proálcool (Programa Nacional do Álcool).

O programa impulsionou o desenvolvimento de usinas focadas na produção de etanol e na fabricação em massa de veículos movidos a álcool. Quando avaliado o ciclo de vida completo do combustível, o etanol proporciona uma redução de até 90% na emissão de GEE em relação à gasolina.

O biocombustível feito de cana-de-açúcar reduz em até 98% a dispersão de partículas nocivas ao ser humano. Além disso, ele diminui em 99% a liberação de hidrocarbonetos tóxicos, como o benzeno, e os hidrocarbonetos poliaromáticos, presentes na gasolina e no diesel.

Mesmo depois do fim do Proálcool, em 1985, o setor seguiu em expansão em razão do surgimento dos motores flex nos anos 2000. Ao longo do tempo, novos programas governamentais incentivaram o segmento. Em 2023, o país já contava com cerca de 433 usinas de etanol.

Assim, o Brasil evoluiu sua produção do biocombustível de 580 mil m3, em 1975, para 35,4 milhões de m3, em 2023. Confira os resultados em um gráfico da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis):

Por que esse pode ser um setor interessante para investir?

Como você viu, uma das maiores contribuições das usinas de etanol é sua capacidade de promover a sustentabilidade. O etanol é uma alternativa renovável ao combustível fóssil, contribuindo para a redução da emissão de gases que causam o aquecimento do planeta.

Estima-se que, com o uso do etanol de cana, o país tenha deixado de gastar mais de US$ 15 bilhões com a importação de petróleo em 49 anos. Ou seja, além de diminuir o consumo interno dos combustíveis fósseis, o álcool reduz a demanda por petróleo no mundo e seus impactos ambientais.

Portanto, investir no setor é uma das formas de contribuir para o desenvolvimento da economia verde e a preservação do futuro das próximas gerações. O passo é fundamental, dado o impacto global das mudanças climáticas, exigindo soluções imediatas e sustentáveis para mitigar seus efeitos.

Confira outros motivos que tornam esse tipo de investimento atrativo!

Potencial de retorno financeiro elevado

Além dos benefícios ambientais, o investimento em usinas de etanol também se destaca pelo seu potencial de retorno financeiro. A crescente demanda por fontes de energia renováveis, impulsionada por políticas ambientais e incentivos governamentais, tem elevado o preço do combustível no mercado global.

Investidores que optam pelo segmento encontram a possibilidade de obter ganhos financeiros consideráveis. Ainda, empresas que operam no setor tendem a se beneficiar de subsídios, créditos de carbono e programas de incentivo — aumentando sua rentabilidade e atratividade no mercado. 

Diversificação do portfólio

Investir em ativos ligados à produção de etanol, como um Fiagro (fundo de investimento nas cadeias produtivas agroindustriais), oferece uma oportunidade para diversificar o seu portfólio. Destaca-se que muitas companhias sofrem impactos com a variação do preço do petróleo e seus derivados.

O motivo é que ele é usado na fabricação de combustíveis, plásticos, solventes e outros produtos. Logo, ter seu capital exposto a um setor que compete com o petrolífero pode evitar prejuízos com a volatilidade da commodity. 

Assim, mesmo que você se depare com prejuízos em outros segmentos, há chance de as perdas serem mitigadas com os ganhos obtidos no setor sucroalcooleiro.

Participação no desenvolvimento tecnológico

Outro benefício que torna o investimento em produção de etanol uma oportunidade é a participação no desenvolvimento tecnológico. O segmento recebe investimentos massivos em tecnologia para aumentar a eficiência da produção, elevando o potencial de retorno financeiro.

O êxito de novas formas de plantio, colheita e processamento pode aumentar ainda mais a competitividade e a demanda pelo biocombustível. Portanto, participar do movimento oferece oportunidades de retorno, além de contribuir para a inovação e a responsabilidade ambiental.

Como você aprendeu, as usinas de etanol são mais do que simples produtoras de biocombustíveis — elas são catalisadoras do desenvolvimento da economia verde. Para os investidores, o setor representa uma oportunidade de alinhar interesses financeiros com práticas sustentáveis e inovadoras.

Você gostou deste artigo produzido pelo time da Octante Capital? Confira outra de nossas produções e entenda como São Paulo atingiu superávit recorde no setor agro em 2023!

Autor

Data

18 setembro 2024

Categoria

Gestora