O agronegócio é um dos principais motores da economia brasileira, sendo responsável por uma parcela significativa do PIB (Produto Interno Bruto) e das exportações do país. Em 2023, por exemplo, a agropecuária brasileira cresceu 15,1%, um total de R$ 677,6 bilhões.
Apesar do bom resultado, quem atua no setor pode enfrentar desafios financeiros para se manter produtivo. Uma das soluções que têm se mostrado eficazes para mitigar esses desafios é a antecipação de recebíveis — você já a conhece?
Quer entender melhor sobre a antecipação de recebíveis? Prossiga com a leitura deste conteúdo e veja quando considerar a sua utilização.
O que é a antecipação de recebíveis?
A antecipação de recebíveis é uma solução financeira disponível para empresas que desejam levantar recursos sem se endividar. A razão é que, a solução permite que a companhia receba de maneira antecipada os valores que somente seriam pagos em data posterior.
É o caso, por exemplo, de vendas parceladas, cheques pré-datados, duplicatas e notas promissórias, entre outros títulos de crédito.
Isso significa que é possível converter as vendas a prazo de seus produtos em capital financeiro rápido. A prática é especialmente útil no setor do agronegócio, considerando que os ciclos de produção e comercialização são longos — e o fluxo de caixa pode ser irregular.
Se você precisa de um crédito para produtor rural de forma imediata, essa pode ser uma escolha vantajosa. Vale saber que a antecipação de recebíveis costuma ser menos burocrática que os demais modelos de captação de recursos, além de você estar usando um dinheiro que já é da empresa.
Como funciona a antecipação de recebíveis?
Depois de conferir o conceito de antecipação de recebíveis, é pertinente entender como se dá o seu funcionamento. Em geral, a contratação da solução de crédito é simples, bastando que sua companhia tenha, de fato, valores a receber no futuro e documentos que comprovem as transações.
Sendo o caso, você deve procurar uma empresa que disponibilize o serviço no mercado — a exemplo da Octante Securitization. Ela realizará a análise da veracidade do título e da qualidade do crédito, oferecendo à vista a quantia que seria recebida a prazo, aplicando-se um pequeno deságio.
Os direitos sobre os recebíveis são cedidos a essa companhia, que fica responsável pela cobrança dos devedores que compraram da sua empresa a prazo. Assim, você acessa capital rapidamente e não precisa se preocupar com uma equipe de cobrança ou com eventual inadimplência do cliente.
O dinheiro levantado pode ser usado para a finalidade desejada, sem a necessidade de justificar a sua utilização ou prestar contas à securitizadora. Desse modo, você tem maior liberdade e autonomia para decidir o que fazer com a quantia antecipada.
Quais são as vantagens da antecipação de recebíveis?
A antecipação de recebíveis oferece diversas vantagens. Uma das principais é a possibilidade de otimizar o seu fluxo de caixa. Com acesso imediato ao capital, a sua empresa pode cobrir despesas operacionais, pagar fornecedores e investir em novas tecnologias e insumos.
Isso ocorre sem depender do prazo de pagamento dos clientes ou precisar se preocupar com o risco de inadimplentes. Afinal, como você viu, os créditos são cedidos para a organização que compra os recebíveis, que assume a responsabilidade e o direito de fazer a cobrança do devedor.
Outro benefício é o fácil acesso ao capital de giro, fundamental para manter a continuidade das operações. Durante a entressafra, por exemplo, a sua companhia pode ficar sem recursos para dar início ao plantio ou para fazer a compra de novos maquinários.
Nesse contexto, a antecipação de recebíveis facilita o levantamento de recursos, impedindo que sua empresa fique parada. Também conta como benefício a flexibilidade proporcionada, permitindo o ajuste do seu planejamento conforme as necessidades específicas de cada fase do ciclo de produção.
Em que momento buscar a antecipação de recebíveis?
Ao chegar até aqui, você já reúne bons conhecimentos sobre a antecipação de recebíveis. Porém, falta conferir em que momento buscar a solução financeira. Certamente não há uma resposta única ao questionamento, já que cada companhia possui suas demandas e particularidades.
Porém, veja situações em que a antecipação de recebíveis costuma ser usada!
Aumento de despesas no ciclo de produção
O agronegócio possui ciclos de produção bem definidos, que variam conforme o tipo de cultura ou atividade e incluem períodos de plantio, cultivo, colheita e pós-colheita. Em cada uma dessas fases, pode surgir a necessidade de investir ou de arcar com custos expressivos.
Logo, a depender da situação financeira do seu negócio, considerar a antecipação de recebíveis pode fazer bastante sentido. De todo modo, é fundamental entender os períodos para identificar o momento mais vantajoso para usar a solução financeira.
Problemas no fluxo de caixa
Manter um fluxo de caixa saudável é uma necessidade para a sustentabilidade de longo prazo de um negócio. Ele é o instrumento de controle das entradas e saídas de dinheiro de uma empresa, revelando quanto ela tem disponível e a saúde financeira do negócio.
Deixar de acompanhar o fluxo de caixa da sua organização pode levar a interpretações equivocadas sobre as suas finanças. Diante de um descontrole do mecanismo, o uso da antecipação de recebíveis consegue injetar capital no negócio para aliviar um aperto financeiro momentâneo.
Necessidades emergenciais
As necessidades financeiras no agronegócio são variadas e frequentemente urgentes. Diante de um imprevisto, a sua organização tem a possibilidade de antecipar recebíveis para captar o dinheiro necessário para superá-lo.
Por exemplo, em períodos de estiagem e secas prolongadas, os produtores arriscam ter que recorrer a um sistema de irrigação automático. Nem todos eles estão preparados para arcar com o aumento de custo, assim como há chance de ele desestabilizar sua saúde financeira.
O mesmo pode acontecer diante da quebra de um maquinário pesado, encarecimento dos insumos no mercado, entre outros. Portanto, em caso de necessidades emergenciais, a antecipação de recebíveis costuma ser útil, fornecendo os recursos necessários para superar o período sem grandes prejuízos.
Neste conteúdo, você aprendeu que a antecipação de recebíveis é uma solução financeira que pode ser de grande ajuda para quem atua no setor do agronegócio. Com ela, a sua empresa consegue acessar rapidamente um capital financeiro sem precisar se endividar ou pagar juros elevados.
Você gostou de aprender sobre a antecipação de recebíveis? Assine a nossa newsletter para ter acesso a mais conteúdos como este!