Como o crédito para produtor rural pode fomentar o crescimento do negócio?

A sua empresa busca expandir atuação no setor do agronegócio? Vale conhecer o crédito para produtor rural e como ele pode fomentar o seu crescimento!

thumb

O agronegócio é um dos setores mais importantes para o Brasil. Segundo dados do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), as exportações brasileiras do segmento bateram recorde em 2023, trazendo US$ 166,55 bilhões para o país.

Para empresas que atuam no setor, o momento é apropriado para expandir e contribuir para o crescimento das atividades agrícolas. Nesse contexto, conhecer formas de acessar o crédito rural é fundamental para o produtor — independentemente do seu tamanho.

Quer saber mais a respeito do assunto? Então confira neste post como o crédito para produtor rural pode fomentar o crescimento do seu negócio!

O que é o crédito rural?

O crédito rural é uma ferramenta essencial para apoiar o produtor rural. Ele é cuidadosamente estruturado para se alinhar com as dinâmicas do setor agrícola. As suas condições são adaptadas às fases do ciclo produtivo, tornando-se um parceiro do agricultor.

Além de facilitar a compra de sementes e insumos para o plantio ou criação de animais, o crédito rural é vital para a manutenção da infraestrutura agrícola. Afinal, ele permite que os produtores invistam em equipamentos e novas tecnologias produtivas.

Dessa forma, surgem oportunidades de implementar melhorias contínuas nas propriedades, promovendo a sustentabilidade e a eficiência. Outro ponto importante do crédito rural é sua capacidade de ajudar os agricultores a enfrentar adversidades.

Durante períodos de entressafra ou flutuações desfavoráveis de preços, por exemplo, o crédito rural oferece um suporte financeiro que ajuda a garantir a continuidade das operações. Esse elemento é fundamental para a estabilidade econômica dos produtores e para a segurança do setor no país.

Quais são os tipos de crédito rural disponíveis?

Após conferir o conceito de crédito rural, é válido conhecer os principais tipos existentes. Em geral, são disponibilizadas linhas de crédito rural para as 4 principais frentes do setor do agronegócio.

Veja!

Crédito de custeio

Trata-se do crédito destinado a cobrir despesas comuns dos ciclos produtivos, como a compra de insumos, grãos, fertilizantes e pesticidas. Ele é ideal para manter a produção agrícola do plantio até a colheita.

Crédito de investimento

Nessa modalidade, o crédito é voltado para aplicações em bens ou serviços que beneficiarão o produtor por diversos períodos de produção. Isso inclui a aquisição de maquinário e a implementação de melhorias estruturais.

Crédito de comercialização

O crédito de comercialização traz aos produtores rurais ou cooperativas os recursos necessários para a venda de seus produtos no mercado. Com ele, fica mais fácil manter a competitividade e a sustentabilidade financeira da empresa.

Crédito de industrialização

Voltado à transformação da indústria agropecuária, esse tipo de crédito atende ao produtor que deseja expandir o seu negócio. Ele engloba a melhoria nos processos de industrialização, abrangendo a compra de maquinário para beneficiamento de alimentos e pasteurização, entre outros.

Quem pode acessar o crédito rural?

Sabendo as modalidades de crédito disponíveis, é possível surgir a dúvida sobre quem pode acessá-las. No Brasil, o crédito rural é projetado para atender às demandas de produtores de todos os tamanhos.

Entre eles, estão:

  • pequenos e médios produtores: encontram no crédito rural uma oportunidade para expandir suas atividades, diversificar a produção e integrar novos mercados;
  • grandes empresas: têm à disposição financiamentos que suportam grandes projetos de expansão, modernização e inovação, garantindo a competitividade no mercado global;
  • cooperativas agrícolas: podem acessar créditos que facilitam a compra coletiva de insumos, a comercialização conjunta de produtos e a realização de investimentos em grande escala;
  • associações de produtores: o crédito rural pode promover a capacitação e a troca de conhecimentos, a implementação de projetos e o aumento da eficiência da produção agrícola.

Cada um desses grupos tem a possibilidade de acessar linhas de crédito específicas. Elas são adaptadas para atender às particularidades e capacidades de pagamento de cada segmento. Assim, a característica contribui para a resiliência e prosperidade do setor agrícola como um todo.

Qual é o papel do crédito rural para o produtor?

O crédito rural é uma ferramenta fundamental para o produtor rural, atuando como um elemento-chave na gestão e expansão de suas atividades agrícolas. Esse tipo de crédito oferece múltiplas vantagens para a sustentabilidade e o desenvolvimento do setor. 

Por exemplo, o crédito rural assegura um fluxo de caixa estável, permitindo que os produtores mantenham seus compromissos financeiros em dia. Ele também contribui para uma aquisição contínua de insumos — o que sustenta a produção e fortalece as relações com fornecedores. 

Além disso, com acesso a recursos financeiros, os agricultores podem cobrir custos dos maquinários e transporte, possibilitando a modernização tecnológica e a melhoria da infraestrutura. A estratégia permite otimizar a logística e as práticas agrícolas que elevam a qualidade e a quantidade da produção.

O crédito rural serve ainda como um escudo contra incertezas econômicas e climáticas. Afinal, ele oferece uma fonte de capital estável que protege os produtores das flutuações do mercado e condições adversas, garantindo a continuidade dos negócios em tempos difíceis. 

Como acessar o crédito rural com mais conveniência?

Para acessar uma linha de crédito rural, os produtores podem buscar instituições públicas, privadas ou empresas que ofereçam soluções no segmento. Um exemplo é a securitizadora, que traz diferenciais relevantes no processo de acesso ao capital. 

Em instituições tradicionais, normalmente o solicitante precisa comprovar a sua capacidade de pagamento e apresentar um plano de negócios ou projeto que justifique o pedido e a quantia solicitada. Neste caso, o processo tende a ser lento e burocrático.

Por outro lado, para evitar a burocracia bancária e ter acesso a soluções personalizadas para o seu negócio, vale considerar as soluções oferecidas por uma securitizadora, como a Octante Capital. Conosco, você tem acesso à antecipação de recebíveis — assim, você acessa o crédito rural sem precisar se endividar.

O processo funciona da seguinte maneira: você cede para a securitizadora os valores que têm a receber, como valores da venda de uma safra. Com isso, ela antecipa o pagamento aplicando um pequeno deságio e você poderá usar o crédito da maneira que julgar mais adequada em prol do seu negócio.

Além disso, no processo, a Octante faz estudos da companhia para analisar oportunidades, avaliar a carteira de recebíveis e pensar nas estruturas de crédito que podem ser mais vantajosas para cada produtor e empresa do agronegócio. Isso amplia as possibilidades do negócio e colabora com uma tomada de decisão mais informada. 

Agora que você sabe o que é o crédito rural para produtor e conhece diferentes formas de acessá-lo, pretende buscar alguma dessas soluções? Considere a alternativa mais adequada para o seu negócio e aumente as chances de ampliar a sua eficiência e produtividade. 

Ficou interessado em conhecer melhor a antecipação de recebíveis por meio da securitização? Confira as soluções oferecidas pela Octante Capital!

Autor

Data

13 June 2024

Categoria

Capital Markets