Se você pretende diversificar o seu portfólio e encontrar novas oportunidades para investir, vale a pena conhecer os bonds de empresas brasileiras. Eles consistem em alternativas consideradas estáveis — em relação a outros investimentos — e capazes de atender a diferentes objetivos no mercado financeiro.
Assim, você se expõe a condições distintas do investimento nacional, mesmo que a carteira seja composta por empresas brasileiras. Porém, você precisa entender o funcionamento da alternativa para saber se ela é adequada para o seu caso.
Quer compreender o que são os bonds de empresas brasileiras, quais são suas principais vantagens e como você pode acessá-los sem sair do Brasil? Continue a leitura para conferir!
O que são bonds de empresas brasileiras no exterior?
Os bonds são títulos de dívida emitidos no exterior, com funcionamento semelhante ao da renda fixa brasileira. Nesse sentido, eles são como empréstimos para empresas ou Governos, com o objetivo de captar recursos para financiar os seus projetos.
Esses títulos têm um prazo de vencimento, quando o emissor se compromete a devolver o valor nominal investido acrescido dos juros acordados no momento do aporte. As alternativas oferecem diferentes condições em termos de prazos, liquidez, investimento mínimo e rentabilidade.
Ao investir em bonds, o investidor tem previsibilidade quanto aos resultados, conhecendo a regra para a remuneração. Ela pode ser prefixada — com uma taxa de juros definida previamente — ou pós-fixada, tendo o desempenho atrelado a um índice de mercado.
Assim, ao investir em bonds, você tem a chance de se expor a empresas estrangeiras. No entanto, existem companhias brasileiras que escolhem abrir capital ou emitir os seus títulos de dívida no exterior — uma opção que costuma oferecer vantagens aos negócios.
Entre elas está a captação maior e a diversificação das fontes de capital. Adicionalmente, explorar o mercado estrangeiro pode ser uma estratégia de proteção cambial para as empresas brasileiras, pois o real tende a ser uma moeda volátil.
Quais são as vantagens de investir nesses bonds?
Agora que você sabe o que são bonds de empresas brasileiras no exterior, é interessante conhecer as vantagens da alternativa. Dessa forma, você terá condições de avaliar se ela atende às suas necessidades.
Confira os pontos positivos do investimento em títulos de dívida brasileiros no exterior!
Exposição a empresas de grande porte
Existem empresas brasileiras relevantes que emitem bonds em outros países, o que permite exposição a companhias de grande porte, consolidadas no mercado. Por exemplo, Petrobras, JBS, Minerva e Aegea já emitiram bonds americanos.
As quatro companhias emitiram títulos de dívida nos Estados Unidos em 2023 e, juntas, captaram US$ 3,65 bilhões. Desse modo, existe a possibilidade de elevar a segurança e a estabilidade no investimento ao comprar bonds de empresas brasileiras.
Potencial de retorno
Quando você investe em títulos privados brasileiros de empresas consolidadas, o retorno tende a ser reduzido. A razão é que essas companhias costumam oferecer uma percepção de baixo risco. Contudo, se elas emitem bonds no exterior, a rentabilidade proposta deve compensar o risco Brasil.
O indicador se refere à percepção dos investidores sobre a possibilidade de ocorrerem eventos adversos na economia brasileira que possam impactar negativamente o retorno de investimentos. Como forma de compensar o fator de risco, a remuneração dos bonds de empresas brasileiras tende a ser mais elevada.
No entanto, ainda se trata de uma alternativa de renda fixa, que proporciona previsibilidade dos ganhos. Logo, essa é uma forma de ter equilíbrio na relação risco-retorno.
Proteção cambial
Os bonds de empresas brasileiras podem oferecer proteção cambial por estarem atrelados a moedas e economias mais fortes e estáveis. Ao adquirir ativos ligados ao dólar, por exemplo, você tem a chance de proteger o portfólio da desvalorização do real.
Foco no longo prazo
Os títulos de dívida no exterior emitidos por empresas costumam ser comparados às debêntures brasileiras. Contudo, os bonds tendem a ter foco em prazos maiores, permitindo ao investidor ter os resultados da alternativa por mais tempo.
Alta liquidez
Mercados estrangeiros, como o dos Estados Unidos, são maiores do que o brasileiro, o que pode favorecer a liquidez das alternativas. Logo, há uma tendência de o investidor ter mais facilidade para negociar os títulos. Contudo, as regras de liquidez devem ser verificadas antes do aporte.
Diversificação da carteira
A diversificação da carteira é uma estratégia muito usada para equilibrar o seu desempenho. Nesse sentido, investir em empresas brasileiras por meio de bonds é uma forma de expor o portfólio a condições diferenciadas, buscando otimizar os resultados da carteira.
Como funciona o investimento nessas alternativas?
Após conhecer mais sobre os bonds de empresas brasileiras, você pode se interessar em saber como investir nas alternativas. Antes, verifique a adequação delas ao seu perfil de investidor e objetivos financeiros. Se a opção estiver adequada ao seu caso, você deve conhecer as formas de exposição.
Existem dois caminhos principais. Confira!
Investimento direto
O investimento direto em bonds de empresas brasileiras acontece por meio das instituições financeiras que disponibilizam a alternativa. O procedimento é feito em corretoras internacionais ou instituições brasileiras que oferecem esse tipo de investimento.
Assim, basta abrir a sua conta e procurar os títulos de interesse, seguindo os passos indicados na plataforma. Verifique as taxas e impostos que podem incidir sobre a operação, além dos custos da conversão da moeda — que impactam os seus resultados.
Investimento indireto
A exposição indireta ocorre por meio de fundos de investimentos, como as alternativas que você encontra no portfólio da Octante. O objetivo dos veículos é superar o desempenho do CDI (Certificado de Depósito Interbancário).
Nesse caso, não há exposição à volatilidade do dólar, pois realizamos o hedge cambial. Assim, você tem acesso às possibilidades de rentabilidade dos bonds, mas está protegido de eventuais quedas da moeda americana. Portanto, há uma redução dos riscos atrelados ao investimento direto, preservando o potencial de ganhos.
Como foi possível aprender, investir em bonds de empresas brasileiras no exterior é uma forma de aproveitar uma boa relação risco-retorno e diversificar a carteira. Você viu também que o mercado disponibiliza alternativas de exposição direta e indireta, por meio de fundos de investimentos.
Conheça os fundos de investimentos disponíveis na Octante e tenha acesso aos resultados dos bonds de empresas brasileiras. Entre em contato e tire as suas dúvidas!